Como dividir o treino de musculação.

Musculoso

Existe uma infinidade de meios de dividir seu plano de treino. Logo abaixo temos alguns exemplos.No  primeiro exemplo que é bom para quem tem o tipo  físico médio (não é magro, mas também não é gordo) descansa-se  menos entre as sessões, portanto  bom para quem tem mais resistência e necessita de menos tempo para a completa recuperação. No segundo temos um esquema de divisão bom para quem é do tipo gordo, pois apesar do grande espaço de tempo entre a sessões há uma ênfase maior   nos abdominais. Já que existe menor intervalo entre as sessões de abdominais e descanso a cada dois dias. Dá para aproveitar e fazer mais aeróbios (esteira,bicicleta,nadar e etc) nesses dias.

E finalmente no terceiro ex. como pode ver, existe mais dias de descanso na semana, justamente para aumentar a  recuperação total   de uma pessoa com   menos  resistência do  que os dois tipos anteriores. Além de mais tempo para descansar, existe também a preocupação de treinar músculos grandes (costas e coxas) separados dos outros para diminuir o desgaste nestes dias. Vejamos estes exemplos:

NIVEL INTERMEDIÁRIOEXEMPLO Nº 1
SEGUNDA-FEIRA: PEITO/ COSTA/ OMBROS
TERÇA-FEIRA: PERNAS/ BRAÇOS/ABDOMINAIS
QUARTA: DESCANSO
QUINTA: REPETE O TREINO DE SEGUNDA
SEXTA: REPETE O TREINO DE TERÇA

EXEMPLO  Nº2
SEGUNDA: PEITO/OMBROS/ ABDOMINAIS
TERÇA: COSTAS/GÊMEOS
QUARTA: DESCANSO
QUINTA: BRAÇOS/ABDOMINAIS
SEXTA: COXAS/GÊMEOS
SABADO: ABDOMINAIS

EXEMPLO  Nº3
SEGUNDA: OMBROS/TRICEPS/ABDOMINAIS
TERÇA: COSTAS
QUARTA: DESCANSO
QUINTA: PEITO/BICEPS/ABDOMINAIS
SEXTA: DESCANSO
SABADO: COXAS/GÊMEOS
DOMINGO: DESCANSO
É de extrema importância que entenda a relação TREINO – DESCANSO Algumas pessoas precisam descansar mais do que outras para  conseguir resultados positivos nos treinos de musculação. O mínimo necessário é 48horas de  intervalo  entre as sessões. Mas alguns requerem 72, 96 e até mais horas de descanso para uma completa recuperação. A verdade é quanto mais duro você  treina, mais descanso você vai precisar. Atletas  modernos descansam de 4 a 6 dias, pois sabe-se  que seus músculos crescem após e não durante os exercícios. O exercício é apenas um estímulo que o corpo precisa para responder com músculos cada vez maiores, mas após um período adequado de descanso.

FacebookYahoo BookmarksdiHITTBlogger PostDeliciousGoogle GmailYahoo MailCompartilhar/Favoritos

5 opiniões sobre “Como dividir o treino de musculação.”

  1. Faço um musculo por dia, segunda biceps 4 aparelho com 8X4, terça ombro 4 aparelho 8×4, quarta so perna, quinta, peito 4×4 e sexta dorsal 8×4 folgo sabado e domingo a jogo futebol todos os sabados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>